domingo, 12 de outubro de 2008

Dicionário das Uvas - Cabernet Sauvignon

Este será o primeiro post sobre este tema que resolvi começar a fazer, para que possamos sempre aprender um pouco mais sobre as principais variedade de uvas usadas para fazer vinhos de qualidade,as chamadas Vitis Viníferas.
Então, nada melhor que começar com uma das mais famosas, conhecidas e difundidas no mundo: Cabernet Sauvignon.
A Cabernet Sauvignon é originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em zonas temperadas e quentes. É conhecida como "a rainha das uvas tintas".
Ela apresenta uma vasta gama de clones e apresenta vinhos com uma grande complexidade aromática e se trata de uma uva muito versátil, podendo-se elaborar desde vinhos jovens e vinhos de guarda, até espumantes.
Caracteriza-se por taninos densos, cor profunda devido à sua casca de cor escura, complexos aromas de frutas e elegante estrutura.

Sua maturação é tardia e se plantada em um solo muito fértil e um clima demasiado quente, o vinho pode "açucarar" e faltar.

Seus armoas, quando em vinhos jovens, lembram cassis e nos vinhos de guarda a madeira é bem
presente.

Ela se deu muito bem na maioria dos países vitivinícolas, inclusive no Brasil, mas em especial no Chile, na Califórnia (USA), sem falar obviamente do país que ela nasceu, a França. Aliás, misturada com Cabernet Franc ou Merlot ela dá os famosos vinhos de corte bordalês, que hoje é muito imitado nos países do Novo Mundo.

Nenhum comentário: