sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Raposa e os Portugueses

Caros amigos,

Ontem teve início a primeira edição da nossa "Confraria dos Publicitários". Juntamos amigos do mercado, que gostam de vinhos, para beber e conversar! Mas é claro que precisávamos de um tema e um lugar que nossos vinhos pudessem ter o tratamento que mereciam.

Fomos com o tema de Portugal. Colocamos um teto para o valor do vinho e combinamos de todos levarem os vinhos embrulhados, assim não saberíamos os vinhos que estávamos bebendo e poderíamos eleger o melhor deles sem influencias. E o dono do melhor vinho não pagaria o jantar!

Nosso grupo é formado por 10 pessoas: Marcio, Paulão, Dado, Edu, Gomez, Alexandre, Herbert, Fred, Gaion e eu. Mas neste primeiro o Marcio e o Gaion não puderam ir e o Fred ficou apenas um pouco no início.

E lá foi nosso já conhecido anfitrião Thiago Locatelli, o segundo melhor sommelier do Brasil, nos dando uma atenção impressionante e uma organização incrível! Sentamos à mesa, já com os copos organizados e prontos para começarmos a brincar!

Servindo um a um fomos falando sobre as impressões de cada um. Ao chegar no oitavo e último vinho, começamos a votação. Foram 3 votos no segundo vinho, 3 votos no sétimo vinho e 1 voto no sexto vinho. Deu empate! E para desempatar, chamamos o Thiago, que ficou com o segundo vinho, declarando desta forma o vencedor: Era um Quinta do Crasto Vinhas Velhas 2006 (Qualimpor, 91 ptos Parker e 92 WS), levado pelo Alexandre! O sétimo vinho, que empatou com ele antes do voto do Thiago era justamente o meu, um Esporão Private Selection 2004 (Qualimpor, 90 ptos Parker e 85 WS). Os outros, todos no mesmo nível e deliciosos nos mostraram várias faces dos portugueses, pois bebemos alguns vinhos mais tânicos, outros mais frutados, outros mais amadeirados...só vinhos bons e dignos de um evento deste!
Os outros vinhos foram:

. Quinta do Crasto Vinha Velhas 2005 (Qualimpor, 91 ptos Parker e 95 ptos WS) - Dado
. Quinta do Vallado 2005 (Expand, 90 ptos Parker e 92 WS) - Paulão
. Quinta da Leda 2004 (Zahil, 90 ptos Parker e WS) - Gomez
. Quinta do Portal 2003 (Vintage, 88 ptos Parker e 91 WS) - Edu
. Quinta do Fojo 2001 (Vinci) - Herbert
. Mouchão 2002 (Adega Alentejana) - Fred

Os vinhos do Herbert e do Fred eu não achei pontuação, mas quem pensa que por isto eles eram inferiores, se engana pois o do Herbert levou um voto e o do Fred, o Mouchão, dispensa apresentações...

Logo após a degustação, fomos violentamente às carnes. E aí não tem nem o que falar, pois a qualidade de lá já é conhecida...

Mas um dos pontos mais altos da noite foi para a visita de uma Raposa, que resolveu dar o ar da graça em pleno restaurante. Sim, enquanto tomávamos os vinhos, passou sorrateiramente por de baixo de nossa mesa uma Raposa molhada, que acabou deixando um rastro pelas taças de vinho que o Gomez estava tomando. Sim amigos! O Gomez conseguiu achar um aroma de raposa molhada em um dos vinhos! Impressionante se eu pensar que nunca vi uma raposa de perto, muito menos cheguei perto para cheirá-la. Ainda mais molhada! Por acaso alguém aí conhece o aroma de uma raposa molhada? Se alguém conhecer, por favor, me fale pois quero levar esta pessoa no próximo evento! Ela se dará muito bem com o Gomez!

Foram risadas, vinhos, carnes, salada e muita, muita risada de publicitários apaixonados pelo vinho que uma vez resolveram sentar numa mesma mesa, não para apresentar ou defender uma campanha. Mas para desvendar os deliciosos mistérios do mundo do vinho! Inclusive os mistérios de uma raposa molhada!

Até o próximo evento, com aromas raposa molhada, sovaco esquerdo de urso polar e cueca de pirata! Ou será que na toscana (próximo tema) terá algum aroma mais esquisito que estes?


CHEERS!!

4 comentários:

Nosso Vinho disse...

André, maravilhoso relato de nossa noite da Raposa Molhada Portuguesa. O Gomez vai pagar esse mico por décadas.
O Jantar foi maravilhoso e estou muito feliz por fazer parte de grupo.
Um abraço a todos e que venham os Toscanos.
Abraços
Paulo

Diário de Baco disse...

André...

Confesso que mesmo o Quinta do Crasto ganhando por apenas "uma cabeça", achei espetacular o Esporão. Só conhecia o Reserva e achava excelente, mas esse Private Selecion não tenho palavras...

E que venham as raposa, ursos e polvos! ahaha!

um abração e até a próxima!
Ale

Unknown disse...

Como vc me deixou fora deste encontro portuga!!! :-)

André "Déco" Rossi disse...

Aninha, não acho que vc se sentiria à vontade nesta mesa extremamente machista... Quem sabe mais pra frente, se tivermos quórum, juntamos um grupinho de Publicitarias para juntarem-se a este grupo de homens e fazemos um grande evento... é pra pensarmos!

Beijos!!