segunda-feira, 11 de maio de 2009

Salton é o campeão nacional na ExpoVinis

O Top Ten é dividido em 10 categorias, com provas realizadas às cegas por um júri composto por jornalistas, sommeliers e degustadores.

O Salton Talento foi considerado o campeão em sua categoria no júri composto por 31 participantes. Proveniente de uma safra excepcional, quando choveu pouco e o clima quente favoreceu a maturação da fruta, o Salton Talento 2005 reúne os diferenciais que fizeram do rótulo um dos maiores sucessos da vinícola de Tuiuty.

É elaborado com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat selecionadas, e destaca uma coloração roxo intenso e límpida, com um buquê complexo de flores secas, frutas roxas como amora, framboesa, mirtilo e cassis, além de notas de nozes, tabaco, café, cogumelos, tostados, chocolate e especiarias. Na boca é elegante, concentrado, doce e equilibrado. Destaca taninos macios e estruturados, que permitem um final persistente e harmônico, resultado do amadurecimento durante 12 meses em barricas de carvalho francês novas, além de outros 12 meses na garrafa. As frutas usadas na elaboração desse top da Salton foram colhidas nos vinhedos da Serra Gaúcha, formados por videiras originárias da França e cultivados em solo franco-argiloso e pedregoso de montanha. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, queijos fortes, carnes de caça e massas com molhos vermelhos, o Salton Talento 2005 deve ser consumindo na temperatura entre 16ºC a 18ºC.

Eu já tomei este vinho e ele me supreeendeu. Claro que ainda falta estrutura e corpo para ser um vinho internacionalmente reconhecido, mas ele é um bom exemplar do que o nosso terroir pode gerar se for bem cuidado e elaborado.


CHEERS!!

Fonte: Academia do Vinho

Nenhum comentário: